O que marcou 2025? E o que esperar de 2026?
Resumo
O episódio faz um balanço do ano de 2025 e projeta tendências para 2026. A conversa começa com uma análise do cenário político brasileiro, discutindo a polarização, as possíveis candidaturas para as eleições presidenciais e a dinâmica dos “10%” do eleitorado que seriam decisivos. Os apresentadores avaliam a rejeição aos sobrenomes Lula e Bolsonaro e a durabilidade política da família Bolsonaro.
O debate se volta para o esporte, com foco na Copa do Mundo de 2026, na qual o Brasil não é considerado favorito. Discutem a distância emocional dos jogadores da seleção e a hegemonia de Flamengo e Palmeiras no futebol brasileiro, além do surgimento de novas potências como o Cruzeiro com Tite. O tênis brasileiro é destacado como uma promessa, com expectativas sobre João Fonseca e a geração que surge.
Na cultura, são mencionados filmes como “Moneyball”, “Fórmula 1” e “Hamnet”, além de séries aguardadas para 2026 como “The Pit”, “Industry” e novas temporadas de “Slow Horses” e “The Boys”. O mercado editorial brasileiro é analisado, com destaque para o crescimento das editoras independentes e das livrarias de bairro, e para o fenômeno dos autores italianos no Brasil.
O episódio também aborda a intensa agenda do presidente americano Donald Trump e as eleições de meio de mandato nos EUA. Por fim, os apresentadores celebram os quase 20 anos do programa e agradecem aos ouvintes, anunciando novos projetos do grupo para o próximo ano.
Indicações
Filmes
- Moneyball — Filme sobre baseball estrelado por Brad Pitt e Jonah Hill, baseado em livro de Michael Lewis. É descrito como “um dos grandes filmes sobre esporte” e um “projeto perfeito”, com roteiro de Aaron Sorkin e direção de Bennett Miller.
- Fórmula 1 — Filme com Brad Pitt, considerado “muito bem filmado” e um bom filme sobre esporte.
- O Jogo da Virada — Filme “mais engraçadinho” sobre a partida de tênis entre Billie Jean King e Bobby Riggs.
- King Richard — Filme sobre as irmãs Williams (Vênus e Serena) que ganhou o Oscar.
- Rush — Filme sobre a rivalidade entre Niki Lauda e James Hunt na Fórmula 1.
- Ferrari — Filme com Adam Driver sobre o fundador da Ferrari.
- O Filho de Mil Homens — Adaptação para a Netflix do livro de Valter Hugo Mãe. Os apresentadores ficaram impressionados por terem conseguido filmar uma história considerada “impossível” de ser adaptada.
- Marte Supreme — Próximo filme de Timothée Chalamet, mencionado como um dos aguardados para 2026 e potencial concorrente ao Oscar.
- Hamnet — Adaptação cinematográfica do livro sobre o filho de Shakespeare, dirigida por Chloé Zhao, também aguardada para 2026.
Livros
- Coisa de Rico — Livro de Alcoforado que “bombou” em 2025, analisando as elites e a sociedade brasileira. Os apresentadores comentam a demanda por obras que expliquem “onde nós estamos e o que nós viramos”.
- Hamnet — Livro de Maggie O’Farrell sobre o filho de Shakespeare, que será adaptado para o cinema. José Godoy também recomenda “Como Shakespeare Se Tornou Shakespeare”, de Stephen Greenblatt, que detalha os dados reais da morte do filho e seu impacto.
- Estas Verdades — Livro de Jill Lepore sobre a história dos Estados Unidos, mencionado na lista de recomendações de Barack Obama.
Pessoas
- João Fonseca — Jovem tenista brasileiro que teve um primeiro ano profissional “espetacular”. Há grandes expectativas de que ele possa alcançar o top 10 ou 15 do ranking mundial rapidamente e inspirar uma nova geração no tênis brasileiro.
- Gary Oldman — Ator da série “Slow Horses”, descrito como “fenômeno” e “genial”. Os apresentadores comentam que ele está em cartaz com uma peça de teatro de Samuel Beckett.
Series
- The Pit — Nova série que estreia em janeiro de 2026. É descrita como “agitada” e focada nos personagens, com atuações premiáveis.
- Industry — Série que também estreia em janeiro de 2026. Os apresentadores brincam que só eles dois assistem.
- Departamento Q — Série descrita como “boa” e que “vai ter um grande sucesso”.
- House of Guinness — Série do mesmo criador de “Peaky Blinders” que terá uma segunda temporada.
- O Diplomata — Série que “virou novelinha” e terá nova temporada.
- Hex — Série que “continua indo muito bem”.
- The Morning Show — Série que, “incrivelmente”, foi renovada para mais uma temporada.
- O Dia do Chacal — Série que também terá nova temporada.
- Stranger Things — Série que lançou sua última temporada recentemente.
- The Night Manager — Série que retornará após muitos anos.
- Scooby-Doo (live-action) — Adaptação live-action considerada “arriscada”.
- The Boys — Série que chegará à sua última temporada.
- Slow Horses — Série com Gary Oldman, que terá nova temporada baseada no último livro da série.
- Only Murders in the Building — Série que “já meio cansou um pouco”, mas terá nova temporada.
- O Monstro em Mim — Série muito elogiada pelos apresentadores, estrelada por um ator que fez “The Americans”.
Linha do Tempo
- 00:07:24 — Discussão sobre o livro “Coisa de Rico” de Alcoforado — Os apresentadores comentam o sucesso do livro “Coisa de Rico” de Alcoforado, que analisa as elites e a sociedade brasileira. Discutem a demanda por explicações sobre o momento político e social do país, relacionando-a com outras obras que tentam entender a mente do brasileiro. A conversa evolui para a polarização política e como os políticos se comunicam com o eleitorado.
- 00:10:01 — Cenário político para as eleições de 2026 — São listados os possíveis candidatos à presidência em 2026: Lula e Ciro Gomes pela esquerda, e Flávio Bolsonaro, Tarcísio de Freitas, Ratinho Junior, Zema e Caiado pela direita. A análise prevê um segundo turno polarizado, com Lula como um nome que inibe outras candidaturas à esquerda. Discute-se a alta rejeição aos sobrenomes Bolsonaro e Lula, e como isso moldará a disputa.
- 00:12:06 — A teoria dos “10%” que decidem as eleições — José Godoy explica a teoria apresentada por Felipe (provavelmente da Quest) de que o eleitorado brasileiro está dividido em três terços: dois polos consolidados (esquerda e direita) e uma fatia de aproximadamente 10% que é volátil e decide a eleição. Essa análise sugere que os polos estão consolidados e poucos eleitores migram entre eles, tornando esses 10% o alvo principal dos candidatos.
- 00:21:46 — Expectativas para a Copa do Mundo de 2026 — Os apresentadores discutem a Copa do Mundo de 2026, que terá um formato expandido com 48 times e muitos jogos. Luiz Gustavo Medina expressa seu desinteresse pela seleção brasileira, argumentando que a relação com os jogadores que atuam no exterior é distante. Analisam que o Brasil não é favorito e que o torneio é uma “loteria” a partir das quartas de final, dependendo mais da sorte do que da qualidade técnica.
- 00:28:02 — Hegemonia do Flamengo e Palmeiras no futebol brasileiro — É discutida a enorme distância competitiva e financeira que Flamengo e Palmeiras abriram sobre os demais clubes brasileiros. A conversa aborda a estrutura sólida do Palmeiras em revelação e manutenção de talentos, e a reestruturação bem-sucedida do Flamengo. Clubes como Corinthians, São Paulo e Vasco são citados como exemplos de times que, apesar do potencial, estão em uma realidade financeira e esportiva muito diferente, lutando para pagar contas e evitar rebaixamento.
- 00:32:18 — A ascensão do tênis brasileiro e expectativas para João Fonseca — Os apresentadores celebram o ano espetacular do tênis brasileiro, destacando as duplas e, principalmente, a promessa João Fonseca. Discutem seu potencial para alcançar o top 10 ou 15 do ranking mundial rapidamente e como seu sucesso pode inspirar e estruturar melhor as próximas gerações do esporte no Brasil, evitando o “desperdício” que ocorreu após a era de Guga.
- 00:36:05 — Recomendações de filmes sobre esportes — São recomendados filmes sobre esportes, com destaque para “Moneyball” (sobe baseball), considerado um dos melhores do gênero. Também são citados “Fórmula 1” (com Brad Pitt), “O Jogo da Virada” (sobre Billie Jean King), “King Richard” (sobre as irmãs Williams) e “Rush” (sobre a rivalidade na Fórmula 1). A conversa critica a falta de bons filmes sobre futebol e menciona o documentário/série “Welcome to Wrexham” como uma boa junção entre esporte e cultura.
- 00:43:45 — Expectativas para o cinema e o Oscar em 2026 — Os apresentadores comentam seus interesses por filmes que devem concorrer ao Oscar, como “Marte Supreme” (com Timothée Chalamet), “Hamnet” (adaptação do livro sobre o filho de Shakespeare), o novo filme de Paul Thomas Anderson e o próximo de Steven Spielberg. Também mencionam filmes internacionais fortes como “O Agente Secreto”, “O Valor Sentimental” e “Foi Apenas um Acidente”.
- 00:48:41 — Análise do mercado editorial brasileiro e crescimento das editoras independentes — José Godoy analisa o vibrante mercado editorial brasileiro, destacando o fenômeno dos autores italianos (como Helena Ferrante e Sandro Veronesi) e o crescimento das editoras e livrarias independentes. Ele argumenta que, ao contrário do previsto, foram as grandes redes (como Cultura e Saraiva) que enfrentaram crises, enquanto o ecossistema de curadoria local, eventos pequenos e editoras menores criou uma capilaridade e diversidade muito positiva para os leitores.
- 00:55:33 — Séries aguardadas para 2026 e recomendações — São listadas séries com novas temporadas ou lançamentos previstos para 2026: “The Pit”, “Industry”, “Departamento Q”, “House of Guinness”, “O Diplomata”, “Hex”, “Morning Show”, “O Dia do Chacal”, “Stranger Things”, “The Night Manager”, live-action de “Scooby-Doo”, “The Boys” (última temporada), “Slow Horses” e “Only Murders in the Building”. Os apresentadores também recomendam séries como “O Monstro em Mim” e comentam a atuação de Gary Oldman em “Slow Horses”.
- 01:00:27 — A intensa agenda e a comunicação de Donald Trump — Os apresentadores expressam espanto e preocupação com o ritmo frenético de ações, anúncios e ameaças do presidente americano Donald Trump. Comparam sua estratégia de comunicação à de um programa de TV, onde é necessário manter a audiência constantemente atenta com “viradas de roteiro”. Apesar da baixa popularidade, discutem a polarização política americana e a importância das eleições de meio de mandato (mid-terms) para medir a eficácia de sua estratégia, além da possibilidade de um terceiro mandato.
Dados do Episódio
- Podcast: Fim de Expediente
- Autor: CBN
- Categoria: Society & Culture
- Publicado: 2025-12-26T23:00:00Z
- Duração: 01:06:28
Referências
- URL PocketCasts: https://pocketcasts.com/podcast/fim-de-expediente/2db6bf50-50fd-012e-1d6e-00163e1b201c/o-que-marcou-2025-e-o-que-esperar-de-2026/2d5f6962-add1-4334-9c0e-d3b0f8c01301
- UUID Episódio: 2d5f6962-add1-4334-9c0e-d3b0f8c01301
Dados do Podcast
- Nome: Fim de Expediente
- Tipo: episodic
- Site: https://cbn.globo.com/podcasts/fim-de-expediente/
- UUID: 2db6bf50-50fd-012e-1d6e-00163e1b201c
Transcrição
[00:00:00] Na CBN, fim de expediente.
[00:00:23] Apresentação, Dan Stuback, José Godoy e Luiz Gustavo Medina.
[00:00:30] Apresentação, Dan Stuback e Luiz Gustavo Medina.
[00:01:00] Apresentação, Dan Stuback e Luiz Gustavo Medina.
[00:01:30] Apresentação, Dan Stuback e Luiz Gustavo Medina.
[00:02:00] Apresentação, Dan Stuback e Luiz Gustavo Medina.
[00:02:30] Apresentação, Dan Stuback e Luiz Gustavo Medina.
[00:03:00] Apresentação, Dan Stuback e Luiz Gustavo Medina.
[00:03:30] Apresentação, Dan Stuback e Luiz Gustavo Medina.
[00:04:00] Apresentação, Dan Stuback e Luiz Gustavo Medina.
[00:04:30] Apresentação, Dan Stuback e Luiz Gustavo Medina.
[00:05:00] Apresentação, Dan Stuback e Luiz Gustavo Medina.
[00:05:30] Apresentação, Dan Stuback e Luiz Gustavo Medina.
[00:06:00] Apresentação, Dan Stuback e Luiz Gustavo Medina.
[00:06:30] Apresentação, Dan Stuback e Luiz Gustavo Medina.
[00:07:00] Apresentação, Dan Stuback e Luiz Gustavo Medina.
[00:07:02] Apresentação, Dan Stuback e Luiz Gustavo Medina.
[00:07:04] Apresentação, Dan Stuback e Luiz Gustavo Medina.
[00:07:06] Apresentação, Dan Stuback e Luiz Gustavo Medina.
[00:07:08] Apresentação, Dan Stuback e Luiz Gustavo Medina.
[00:07:10] Apresentação, Dan Stuback e Luiz Gustavo Medina.
[00:07:12] Apresentação, Dan Stuback e Luiz Gustavo Medina.
[00:07:14] Apresentação, Dan Stuback e Luiz Gustavo Medina.
[00:07:16] Apresentação, Dan Stuback e Luiz Gustavo Medina.
[00:07:18] Apresentação, Dan Stuback e Luiz Gustavo Medina.
[00:07:20] Apresentação, Dan Stuback e Luiz Gustavo Medina.
[00:07:22] Apresentação, Dan Stuback e Luiz Gustavo Medina.
[00:07:24] eu acho que agora talvez tenha dado uma misturada culturalmente
[00:07:28] e talvez tenha impactado no clube.
[00:07:30] O que nos traz a um dos livros do ano, que foi o Alcoforado,
[00:07:34] Coisa de Rico, ele bombou esse livro, né, Teco?
[00:07:39] O Alcoforado deu entrevista para a gente lá atrás,
[00:07:41] não exatamente sobre esse livro, ele nem tinha esse livro ainda,
[00:07:45] mas já tinha esse trabalho sendo desenvolvido,
[00:07:48] de leitura das elites, leitura da sociedade brasileira.
[00:07:51] Você leu, gostou?
[00:07:52] Eu li, gostei, achei interessante.
[00:07:55] Acho que tem uma demanda grande por pessoas que expliquem para nós
[00:07:59] onde nós estamos e o que nós viramos, de maneira geral.
[00:08:03] Todo mundo que se propõe a explicar isso em algum campo
[00:08:05] acaba fazendo sucesso, aparecendo.
[00:08:08] Acho que é um assunto que está todo mundo tão perdido
[00:08:11] ou tão descontente com onde a gente está ou veio parar
[00:08:14] que todo mundo que está querendo entender o que está acontecendo.
[00:08:17] Tem a impressão que eu tenho de diversas áreas.
[00:08:19] A gente teve uma entrevista aqui também com o diretor da Coe,
[00:08:22] que lançou um livro sobre como é que a cabeça do brasileiro
[00:08:26] para isso também está estourando, porque todo mundo quer saber
[00:08:30] quem é o brasileiro, por que vota sim, por que é a favor disso, contra aquilo.
[00:08:35] Acho que essa é uma coisa que está crescente no país.
[00:08:38] Jogando para o ano que vem, Zé, você acha que agora as coisas já estão mais…
[00:08:43] as pessoas sabem melhor quem é o brasileiro para saberem
[00:08:46] como devem se posicionar para serem candidatos,
[00:08:50] enfim, abrindo suas propostas?
[00:08:52] Acho que os políticos, de certa forma, sempre de alguma forma
[00:08:56] eles sabem com quem eles têm que falar.
[00:08:58] Acho que políticos são os caras que mais fazem pesquisa.
[00:09:04] Eu acho que a própria polarização, de certa forma,
[00:09:06] é um modo meio afetivo no sentido de mexer com as emoções das pessoas
[00:09:12] com alguns temas muito específicos que realmente mobilizam
[00:09:17] partes importantes da população.
[00:09:21] Eu acho que nisso os políticos…
[00:09:22] Eles não são os políticos que a gente gostaria de ter,
[00:09:26] mas que eles têm uma habilidade de conversar com partes importantes,
[00:09:31] acho que é claro, não é à toa que a gente tem visto aí
[00:09:33] uma ascensão de uma classe política muito diferente
[00:09:37] que ascendeu para conversar com o público de alguma forma.
[00:09:42] Então, saber o que parte do público quer,
[00:09:47] de certa forma, esses políticos captaram isso.
[00:09:50] Eu acho que eu não vejo muita alteração do que foi
[00:09:52] do que foram as eleições anteriores nesse sentido.
[00:09:56] Você concorda, Teco?
[00:09:58] Porque, assim, no momento que a gente está gravando esse programa,
[00:10:01] meus caros ouvintes, temos de um lado Lula,
[00:10:04] eu posso dizer um lado por ser a esquerda, talvez Ciro,
[00:10:08] e do outro lado Flávio Bolsonaro, Tarcísio, Ratinho, Zema,
[00:10:15] Caiado, falei, esqueci alguém, não?
[00:10:18] Não.
[00:10:19] Michele Bolsonaro.
[00:10:21] Na verdade, você tem um monte de…
[00:10:22] Por todo esse lado aí.
[00:10:24] É, você tem um monte de gente aí aspirando ficar do outro lado, né?
[00:10:29] Acho que a eleição no Brasil caminha para ter um segundo turno,
[00:10:33] pelo visto, por muito tempo, sempre com alguém de um lado
[00:10:36] contra alguém de outro lado, né?
[00:10:37] Independentemente de quantas pessoas estão disputando
[00:10:40] para serem o vencedor desse lado.
[00:10:43] E acho que não vai ser diferente do ano que vem, não.
[00:10:45] Acho que vai ser um assunto…
[00:10:47] Enfim, o assunto já está na mesa, já está mais do que na mesa.
[00:10:50] Acho que pelo fato do Lula…
[00:10:52] Pela idade, pela popularidade, por ser quem é,
[00:10:57] ele obviamente vai ser…
[00:10:59] Ele já é um nome ali que inibe que outras candidaturas do outro lado,
[00:11:03] do lado da esquerda, saiam.
[00:11:06] E do lado da direita, pelo visto, vai ser um pega para capar, né?
[00:11:09] Todo mundo querendo, todo mundo com medo,
[00:11:12] todo mundo achando que dá, mas todo mundo com medo de perder para o Lula.
[00:11:15] Mas acho que vai ser o grande assunto aqui do Brasil e vai ser logo, né?
[00:11:19] Porque a gente já está, já terminou o ano já com ele na mesa.
[00:11:22] Já teve um monte de coisa no Senado, no Congresso, no STF,
[00:11:27] que acaba passando por isso de uma maneira ou de outra.
[00:11:31] Acho que vai ser o assunto do ano aqui no Brasil, sem dúvida.
[00:11:35] O centro que eu tinha assinou o terreno a ser conquistado, Zé?
[00:11:38] Porque a gente aprendeu isso na entrevista, né?
[00:11:40] Do rapaz da Quest, inclusive.
[00:11:42] Tem radical de um lado, radical do outro e um centro grande aí no meio.
[00:11:46] Quer dizer, um terço, um terço, um terço.
[00:11:48] Esse é o campo que ele vai ser conquistado.
[00:11:50] Ele nem fala, né?
[00:11:51] Ele nem fala de um terço.
[00:11:52] Ele fala especificamente de 10%.
[00:11:55] É bem interessante a análise dele, porque é uma fatia pequena do eleitorado,
[00:12:01] mas é o que vai definir a eleição.
[00:12:03] Explica para o ouvinte que não acompanha a entrevista, por favor.
[00:12:06] Mais ou menos o Felipe falou isso.
[00:12:08] Na verdade, você tem dois polos que meio que estão consolidados,
[00:12:14] que é mais ou menos um terço, mas que acaba…
[00:12:17] Tem uma parte do eleitorado que, sei lá, não vota, vota em branco e tal.
[00:12:20] Mas o que vai…
[00:12:22] A soma total vão ser esses dois lados, que mais ou menos aqui se equivalem,
[00:12:27] e uma meiota pequena, uma fatia do eleitorado, que equivaleria a mais ou menos uns 10%,
[00:12:32] que pode pender para um lado e para o outro.
[00:12:35] E quem conversar melhor com esses 10% provavelmente vai levar à eleição,
[00:12:39] porque os dois polos estão meio já consolidados.
[00:12:44] Ninguém vai sair do polo da esquerda para votar no candidato da direita e vice-versa.
[00:12:48] Então, são esses 10% que vão definir,
[00:12:51] e eles que meio que ficam…
[00:12:52] Migrando.
[00:12:53] De certa forma, acho que…
[00:12:55] Já tem sido assim, né, Zé?
[00:12:57] Porque a eleição do Haddad com o Bolsonaro foi assim,
[00:13:00] a do Bolsonaro com o Lula também já foi meio assim, né?
[00:13:03] Já foi meio apertado ali, né?
[00:13:05] Mal comparando, é mais ou menos aquela história dos pêndulos lá nos Estados Unidos, né?
[00:13:09] Que no final é uma fatia pequena do eleitorado,
[00:13:13] que vai colocar a coisa para um lado ou para o outro,
[00:13:15] porque o resto você já sabe quais são os estados que cada um vai ganhar, né?
[00:13:18] O Teco, quando eu era moleque, não sei se você pegou isso,
[00:13:22] mas tinha a rádio, passava pouco jogo,
[00:13:25] você ouvia os jogos pela rádio, eu pelo menos.
[00:13:29] E eu ouvia quase sempre o Osmar Santos,
[00:13:31] mas na maioria das vezes até o José Silvério.
[00:13:33] E o José Silvério tinha dois repórteres de campo,
[00:13:36] o Anderley Nogueira, que está inativa,
[00:13:38] e o Cândido Garcia.
[00:13:39] Daí ele falava assim,
[00:13:40] Cândido Garcia, o que foi que só você viu?
[00:13:45] E aí eu queria te fazer essa mesma pergunta.
[00:13:47] O que é que só você está vendo?
[00:13:50] O que só eu estou vendo?
[00:13:51] É.
[00:13:52] E ninguém percebeu ainda dessa eleição?
[00:13:54] Ah, acho que não tem nada que eu estou vendo que ninguém está vendo, Dan.
[00:13:58] Acho que todo mundo está vendo mais ou menos a mesma coisa, né?
[00:14:01] Que eu, pessoalmente, acho que o Lula,
[00:14:04] ele não é favorito a ganhar a eleição contra ninguém,
[00:14:08] desde que esse alguém não tenha o sobrenome Bolsonaro.
[00:14:11] Se tiver o sobrenome Bolsonaro, eu acho que ele é favorito
[00:14:13] pelo que a gente acabou de falar,
[00:14:15] porque acho que tem uma rejeição enorme
[00:14:17] dessa meiuca aí que o Zé falou,
[00:14:20] primeiro ao…
[00:14:22] Sobrenome Bolsonaro.
[00:14:23] Em segundo, ao Lula.
[00:14:24] Então, acho que pra mim a eleição é meio essa, assim, né?
[00:14:28] Não me importa muito…
[00:14:30] Assim, eu acho que eu não sei quem vão ser os candidatos,
[00:14:33] quantos vão ser os candidatos,
[00:14:34] mas alguém vai ter que ir pro segundo turno contra o Lula,
[00:14:37] e a gente vai se ver nesse momento onde a gente vai ter que decidir.
[00:14:41] Provavelmente quem votou no Lula no primeiro turno vai votar no segundo turno,
[00:14:43] quem não votou no Lula no primeiro turno não votará nele no segundo turno.
[00:14:47] E aí vai ter essa galera aí do meio que vai olhar, talvez,
[00:14:52] rejeição em quem prefere não votar de jeito nenhum, né?
[00:14:55] E acho que o que todo mundo mostra é que o sobrenome Bolsonaro
[00:14:58] tem uma rejeição absurdamente alta,
[00:15:01] e em segundo lugar, também com uma rejeição absurdamente alta,
[00:15:04] tem o Lula, né?
[00:15:04] Então, me parece que é isso.
[00:15:07] Essa equação, acho até que é meio simples essa equação,
[00:15:10] acho que todo mundo sabe dela,
[00:15:12] e não vejo muito como mudar,
[00:15:14] porque, como o Zé falou, tá tudo muito consolidado, assim, né?
[00:15:17] As pessoas que são contra ou a favor de alguma coisa hoje,
[00:15:20] elas…
[00:15:20] Elas são contra ou a favor, dependendo de quem faz, né?
[00:15:24] Não importa mais o que faz, é quem faz.
[00:15:27] Então, as pessoas que apoiam o Lula vão apoiar o Lula,
[00:15:29] independentemente do que aconteça,
[00:15:31] e quem é contra ele vai ser contra,
[00:15:33] mesmo que ele distribua dinheiro na conta corrente dessas pessoas, né?
[00:15:36] Não tem…
[00:15:37] Não parece ter nada que possa mudar isso, né?
[00:15:39] Ô Zé, eu fui chamado a fazer teste nesse filme do Bolsonaro.
[00:15:43] Você, se fizesse um filme sobre o Bolsonaro,
[00:15:46] desse um título pra esse momento,
[00:15:47] seria O Último Suspiro dos Bolsonaros?
[00:15:50] Não, dos Bolsonaros, acho que não.
[00:15:53] Talvez do Bolsonaro, talvez sim.
[00:15:56] Os Bolsonaros vão estar na política brasileira por muito tempo ainda, né?
[00:15:59] Eu acho que, acompanhando a política no Brasil,
[00:16:03] nessas últimas décadas,
[00:16:04] os sobrenomes no Brasil têm uma durabilidade enorme, né?
[00:16:08] E depois que você conquista uma base,
[00:16:11] por mais que ela vá diminuindo ao longo do tempo,
[00:16:15] você continua sendo relevante ainda por muito, muito tempo.
[00:16:18] Os filhos são jovens,
[00:16:20] então, sobrenome que…
[00:16:22] Você tem até gente que não é Bolsonaro usando o sobrenome Bolsonaro, né?
[00:16:26] Então, acho que esse nome vai estar na política brasileira por muito, muito tempo, assim.
[00:16:32] Eu estudei como a Bolsonaro, mas não era Bol-sonaro, era Bo-so-na-ro.
[00:16:38] Ah, é?
[00:16:38] Você estudou também, Teco?
[00:16:39] Também.
[00:16:40] Olha só.
[00:16:41] O irmão dela, né?
[00:16:42] Era Ana Paula, na minha sala.
[00:16:43] Você estava do meu lado.
[00:16:45] Ah, é?
[00:16:46] É.
[00:16:47] Mas tinha alguma coisa a ver com a família?
[00:16:48] Não, nada a ver, né?
[00:16:49] Não, né?
[00:16:50] Não sei.
[00:16:50] Não sei, porque eu nunca mais encontrei a Ana Paula Bol-so-na-ro.
[00:16:53] Eu espero que seja nosso ouvinte e mando um beijo para ela.
[00:16:56] Nada a ver.
[00:16:56] Você estudou com o irmão, né?
[00:16:57] Era João Paulo?
[00:16:58] Não, era Gustavo Bol-so-na-ro.
[00:17:00] Gustavo, tá aí.
[00:17:01] Então, dá para que eles estejam bem.
[00:17:05] Política local, bom, o pessoal vai ter que se decidir, né?
[00:17:07] A Tarcísio vai ter que decidir se vai, se fica.
[00:17:10] Todos os outros, né?
[00:17:11] Todos os governadores.
[00:17:12] Vocês, se fossem escolher os mais fortes, quais seriam no momento?
[00:17:17] Vocês falariam para sair do governo.
[00:17:19] Quem vocês falariam?
[00:17:20] Ah, ok.
[00:17:20] Aqui no Rio, o Paes vai ser eleito, assim, acho que depois de muito tempo,
[00:17:24] acho que não vai ter candidato, acho.
[00:17:27] Por mais que, assim, porque o Paes, assim, a candidatura do Paes aqui é bem clara, assim, né?
[00:17:32] Ele vai ganhar na capital, assim, isso é óbvio.
[00:17:36] Mas aqui, claro que São Paulo também tem isso, assim,
[00:17:40] o voto na capital é diferente do voto no interior.
[00:17:42] Mas aqui é mais gritante essa diferença.
[00:17:45] No interior do Rio é outro estado.
[00:17:47] Não é à toa, assim, aí tem toda a questão histórica, cultural,
[00:17:50] de, efetivamente, serem dois estados que foram misturados em um dado momento nos anos 70.
[00:17:57] E são culturas completamente diferentes.
[00:17:59] E o que o estado do Rio, né?
[00:18:01] O interior do Rio, fora a capital, tem tendência muito diferente do que a capital pensa.
[00:18:07] Dito isso, eu acho que não haverá nenhum candidato…
[00:18:11] Vou queimar minha língua, provavelmente, aqui.
[00:18:13] Depois vocês vão tirar sarro de mim o ano que vem.
[00:18:16] Mas eu não consigo enxergar ninguém para ganhar do Paes.
[00:18:20] Embora, nas últimas eleições, gente que a gente nem sabia que existia até, tipo, no setembro,
[00:18:25] chegou a ser competitivo e até ganhar a eleição aqui.
[00:18:28] Então, é um estado perigoso, mas eu diria que o Paes será eleito aqui.
[00:18:33] Muito bem, nenhuma surpresa no radar, né, Teco?
[00:18:36] As novidades, as pessoas mais novas da política, acho que não vai ser dessa vez, né?
[00:18:40] O rapaz de Recife, de Porto Ambuco, por exemplo, outras figuras que têm surgido.
[00:18:46] Acho que dessa vez a gente vai ficar com esses nomes que a gente já comentou para a presidência.
[00:18:50] É, acho que sim.
[00:18:51] Acho que você tem bastante gente interessante aí que pode ser candidato à presidência,
[00:18:55] que seria até uma mudança saudável, né, para todo lado, assim, para a direita, para a esquerda.
[00:19:00] Acho que tem gente, assim, gente melhor que poderia ser candidato.
[00:19:04] A gente sabe que na hora H tem muito peso se é viável ou não, né,
[00:19:07] até porque todo mundo quer ficar com o mandato, né?
[00:19:09] Então, você tem muita gente aí que, enfim, que não pode se reeleger, por exemplo,
[00:19:13] que talvez seja candidatura fácil, por exemplo, para ganhar para o Senado, por exemplo, né?
[00:19:19] A gente não sabe.
[00:19:20] Se a pessoa vai arriscar sair para presidente ou se vai preferir uma eleição meio que óbvia para o Senado.
[00:19:26] Tem que olhar isso, né, Dan?
[00:19:27] Uma coisa que a gente tem reclamado bastante, que a gente às vezes dá pouca atenção,
[00:19:31] mas é para o tal do Congresso, né?
[00:19:33] A gente muda, muda, muda o Congresso, mas ele tem piorado, né, de maneira geral, né?
[00:19:38] A gente quer mudança, a gente quer que algumas pessoas não sejam reeleitas,
[00:19:42] mas o problema é que essa troca, que eu acho ótima que tenha acontecido,
[00:19:46] a gente está trocando por pessoas muitas vezes piores, né?
[00:19:48] Então, o Congresso fica totalmente improdutivo, conivente, não cumpre o papel dele,
[00:19:55] as coisas estão…
[00:19:56] Enfim, é um momento ruim de instituições de maneira geral, né?
[00:19:59] A gente tem a impressão que o Congresso faz de menos, que o STF faz de mais,
[00:20:03] tem ali uma corrida por protagonista, você não sabe quem é que pode fazer,
[00:20:07] quem é que está fazendo certo, quem está fazendo errado.
[00:20:09] Então, acho que isso é uma das coisas que a gente precisa arrumar em algum momento, né?
[00:20:13] Porque senão não dá para a gente ficar vivendo esse estresse toda semana, né?
[00:20:17] Perfeito.
[00:20:17] Intervalo, voltamos daqui a pouco.
[00:20:23] Na CBN, fim de expediente.
[00:20:31] Na CBN, fim de expediente.
[00:20:34] Muito bem, estamos de volta mais uma vez.
[00:20:35] Obrigado pelo seu carinho e sua audiência, sejam todos bem-vindos.
[00:20:38] fimdeexpediente.com.br
[00:20:40] E-mail da sua participação, arroba FDECBN1X
[00:20:44] Alguém já descobriu aí o WhatsApp 119981?
[00:20:47] 9951?
[00:20:49] 9951?
[00:20:50] Eu não me lembro direitinho.
[00:20:51] Juliano, pode achar isso para a gente.
[00:20:53] 9981 é o final.
[00:20:55] Não, e o começo?
[00:20:56] 99 alguma coisa.
[00:20:59] 9911-9981.
[00:21:01] Então está aí, 119911-9981.
[00:21:04] Então você escreve, manda o seu WhatsApp, manda o seu comentário,
[00:21:07] manda a sua sugestão, crítica, positiva ou negativa, tudo é bem-vindo, pessoal.
[00:21:12] Onde quer que você esteja, em qualquer lugar do mundo, espero que esteja bem.
[00:21:14] Obrigado, pessoal.
[00:21:15] Obrigado, pessoal.
[00:21:16] Obrigado, pessoal.
[00:21:16] Obrigado, pessoal.
[00:21:16] Obrigado, pessoal.
[00:21:16] Obrigado, pessoal.
[00:21:16] Obrigado, pessoal.
[00:21:16] Obrigado, pessoal.
[00:21:16] Obrigado, pessoal.
[00:21:16] Obrigado, pessoal.
[00:21:16] Entre Natal e Ano Novo é um momento de estar bem.
[00:21:19] Você tem que estar bem.
[00:21:21] Apesar de ser sexta-feira, talvez você esteja indo para viajar e ficar bem.
[00:21:25] Enfim, é isso que a gente te deseja.
[00:21:26] Mais uma vez, seja bem-vindo.
[00:21:28] Falamos de política.
[00:21:29] A gente pode falar de política internacional.
[00:21:31] Podia ter botado no bloco, não botei.
[00:21:33] Posso botar agora.
[00:21:34] Mas vamos dar uma desanuviada.
[00:21:35] Vamos falar de esporte rapidamente.
[00:21:36] Depois eu misturo os assuntos.
[00:21:38] Ou cultura, o que você quiser, Zé.
[00:21:39] Você escolhe.
[00:21:41] Vamos no esporte aí.
[00:21:42] Depois a gente faz um blocão de cultura.
[00:21:44] Bom.
[00:21:45] Temos um…
[00:21:46] Um monopólio temático para 2026, que é a Copa, né?
[00:21:50] Uma Copa longa, muita pelada, né?
[00:21:53] Vão ter 100 jogos.
[00:21:54] Muitos jogos ruins.
[00:21:56] Eu diria que são mais ou menos uns 100 jogos.
[00:21:58] Eu diria que vão ter uns 30 jogos e umas 70 peladas, essa Copa, né?
[00:22:02] E aí vai ser mais ou menos por aí 40 dias de Copa também.
[00:22:07] Vocês são os elitistas.
[00:22:08] Vocês não querem permitir o Haiti e o Azerbaijão de serem felizes também?
[00:22:14] Eu adoro que eles sejam felizes, cara.
[00:22:16] Mas não…
[00:22:17] Só chamar de Copa do Mundo, então, né?
[00:22:19] A gente pode chamar de outra coisa, né?
[00:22:22] Pode chamar de Cariocão.
[00:22:24] Não dá ideia, Zé.
[00:22:25] Senão eles criam outro campeonato.
[00:22:28] Mas a gente chega bem para a Copa, né, Teco?
[00:22:31] Melhor que da outra vez?
[00:22:32] Eu não sei, na verdade.
[00:22:33] Tenho até dúvida.
[00:22:34] Eu falei isso agora, mas tenho dúvida.
[00:22:35] A gente foi bem confiante na última Copa com o Tite.
[00:22:38] Era o time, segunda vez o Tite e tudo mais.
[00:22:41] A gente estava mais confiante do que na primeira.
[00:22:43] O Dan, eu sou uma péssima pessoa para dialogar.
[00:22:46] Porque, enfim, eu ligo muito menos para a Copa do que a média do brasileiro.
[00:22:51] Mas muito menos.
[00:22:52] Eu tenho a tese simples de que eram sete jogos.
[00:22:56] E que os primeiros quatro sempre são fáceis.
[00:22:59] E os últimos três sempre é meio uma loteria.
[00:23:03] E independentemente do seu time, do seu técnico.
[00:23:06] Aconteça o que acontecer.
[00:23:07] A gente sempre chega nesse mesmo momento onde faltam três jogos.
[00:23:10] E você pode dar uma sorte, é um azar tremendo.
[00:23:12] É um jogo só.
[00:23:14] Eu acho que o Brasil…
[00:23:16] De novo, não é favorito.
[00:23:18] A diferença é que como essa Copa vão ter oito jogos, é um jogo a mais.
[00:23:22] A gente vai ter cinco molezas e vai se pegar em algum momento ali das quartas de final.
[00:23:27] Podendo pegar uma Espanha ou podendo pegar um, sei lá, um Equador.
[00:23:34] E eu acho que é meio isso a Copa.
[00:23:36] Eu acho que o time do Brasil não é o melhor.
[00:23:38] Mas não é impossível ganhar.
[00:23:39] Porque não é impossível ganhar uma Copa?
[00:23:41] São três jogos e às vezes é mais sorte do que juízo até.
[00:23:45] Você prefere o São Paulo?
[00:23:46] Eu prefiro o São Paulo campeão do mundo do que o Brasil, então.
[00:23:48] Cara, eu prefiro o São Paulo campeão da Copa São Paulo de Júniores em janeiro do que o Brasil campeão do mundo.
[00:23:53] Eu prefiro o São Paulo campeão do basquete masculino.
[00:23:59] Eu não ligo para a seleção há muito tempo.
[00:24:02] É uma tristeza isso, viu?
[00:24:04] Nem é de propósito.
[00:24:05] Mas eu realmente não ligo e os jogadores me dizem pouca coisa.
[00:24:10] E acho que a gente diz pouca coisa para eles também.
[00:24:12] O que é pior, sabe?
[00:24:13] Não acho que eles…
[00:24:14] Como eles saem muito cedo do Brasil…
[00:24:16] E estão lá e jogam Champions League todo ano, que é uma coisa que é importante para eles.
[00:24:22] Eu não sei se eles sofrem como a gente sofria aqui no Sarriá, sabe?
[00:24:26] Não sei se era…
[00:24:28] Não sei se tem essa relação mais do lado dos jogadores para com o povo brasileiro, por exemplo, sabe?
[00:24:35] Agora, bom, eu não posso compactuar da sua sensação, porque o Corinthians já ganhou a Copa de São Paulo umas dez vezes.
[00:24:40] E não tem mais basquete a partir de agora.
[00:24:43] São Paulo também não tem mais basquete.
[00:24:46] Então, eu adoraria ver o Brasil dignamente representado.
[00:24:51] Você, Zé, você se liga muito mais à Copa do Mundo do que o Teco, né?
[00:24:54] Não, eu gosto, eu acompanho, mas com muito menos entusiasmo do que antes.
[00:25:00] Concordo nisso.
[00:25:01] Não sou tão alheio assim como o Teco.
[00:25:03] Mas é para a nossa idade também, né, gente?
[00:25:05] Não, eu não sou alheio.
[00:25:07] Eu adoro a Copa.
[00:25:07] Eu vou ver todos os jogos da Copa.
[00:25:09] Eu só não vou…
[00:25:10] Só não é um assunto que se o Brasil perder da Copa estragou meu jantar, por exemplo, entendeu?
[00:25:14] É, esse nível.
[00:25:16] Esse nível de sofrimento também acho que eu não tenho mais.
[00:25:18] Eu acho que uma coisa que mudou, assim, o Brasil não tem mais aquela coisa dos craques extraordinários, né?
[00:25:25] Então, o Brasil ficou mais…
[00:25:27] Ele está meio parecido com umas outras cinco ou seis seleções, né?
[00:25:30] E o Brasil, antigamente, ele…
[00:25:33] Quando estava certo, assim, o Brasil sempre tinha, sei lá, dois ou três caras muito fora de série, né?
[00:25:38] E essa sensação que o Brasil tem em jogadores realmente fora de série…
[00:25:42] Fora de série é aquele que está acima dos outros, né?
[00:25:44] Assim, não…
[00:25:45] O Brasil hoje tem…
[00:25:45] Tem ótimos jogadores, mas que são…
[00:25:47] Outras seleções também têm ótimos jogadores, né?
[00:25:50] O Brasil não tem o monopólio do talento como teve em outras épocas.
[00:25:54] Então, acho que isso muda muito a nossa relação com o futebol, né?
[00:26:00] Pensando em coisas locais, eu acho que eu trocaria a Copa pelo não rebaixamento do Corinthians,
[00:26:05] que atualmente é o meu maior medo.
[00:26:07] Não, não é seu medo mesmo.
[00:26:09] Não, ano após ano eu tenho rezado para chegar aos 45 pontos e cada vez está mais perto, né?
[00:26:15] Sabe uma coisa que eu acho que mudou muito a relação?
[00:26:21] Eu não sei se é porque a gente ficou mais velho, mas eu quero crer que não, né?
[00:26:25] Acho que pelos nossos filhos, né?
[00:26:27] A gente talvez possa pensar nisso.
[00:26:30] Mas era assim, por exemplo, era muito legal você ver o jogador do seu time na seleção, né?
[00:26:35] Era um cara que você torcia, sei lá, por exemplo, na época que o Miller e o Careca eram do São Paulo.
[00:26:39] Eles são o ataque da Copa de 86.
[00:26:41] A minha relação com aquele time era demais, porque eu torcia para o Brasil, mas eu torcia por eles também.
[00:26:45] E achava legal ter o Zico no time, porque o Zico não era do meu time,
[00:26:49] mas o Zico era um ídolo do Flamengo, que era um ídolo de todos nós ali também.
[00:26:53] Quando teve a última Copa que eu me lembro de ter torcido para valer, foi a Copa de 2002.
[00:26:59] Cara, porque eu adorava o Ronaldo, adorava o…
[00:27:01] O time era sensacional, né?
[00:27:02] Mas não era porque ele era bom, eu gostava dos jogadores também.
[00:27:05] Eu gostava do Ronaldo, gostava do Rivaldo, do Ronaldinho.
[00:27:10] O Marcos era o goleiro, que não era o goleiro do meu time, mas era um baita goleiro que eu gostava dele.
[00:27:14] Ele era meio que supra…
[00:27:16] Não importava o time dele, né?
[00:27:17] A gente torcia por ele, assim.
[00:27:19] Eu acho que a gente tinha uma relação de proximidade com esses caras que eu achava muito legal, assim, sabe?
[00:27:23] Hoje, sim, tem muito jogador que é convocado que eu realmente não sei onde esse cara joga.
[00:27:29] Se ele sentasse do meu lado no restaurante por quilo, eu não saberia quem ele era, assim.
[00:27:33] Ninguém viesse falar com ele, sabe?
[00:27:35] E eu não tenho referência nenhuma dele aqui no Brasil, assim.
[00:27:38] Não é um cara que…
[00:27:39] Sei lá, por exemplo, o Vinícius Júnior, a gente sabe que jogou no Flamengo e foi para lá.
[00:27:43] Mas tem um jogador que a gente não sabe de onde estava esse cara.
[00:27:45] Onde veio esse cara?
[00:27:46] Que time esse cara jogou?
[00:27:47] Eu já torci a favor ou contra?
[00:27:49] Eu não sei, entendeu?
[00:27:51] Então eu acho muito estranho, porque ficou uma distância muito grande desses caras, assim, sabe?
[00:27:57] Bom, distância é o que a gente poderia falar também dos clubes brasileiros, né?
[00:28:02] O que está nos ouvindo, a gente deve ter pensado isso.
[00:28:04] Que Palmeiras e Flamengo estão distantes de todo o resto, né?
[00:28:08] Você teve o Atlético Mineiro que fez muitos investimentos.
[00:28:11] Não sei como será no ano que vem, em 26, porque foi um fracasso nos investimentos.
[00:28:15] Eles foram muito mal feitos.
[00:28:16] Eu acho que é o time que pior investiu no ano para o Atlético Mineiro.
[00:28:20] Para mim foi a grande decepção no ano, quero ouvir vocês.
[00:28:23] O Cruzeiro que se reergueu com muita elegância e parece que a coisa vai funcionar bem por lá.
[00:28:28] Até porque o professor Tite vai, esse foi o maior erro do Corinthians, né?
[00:28:32] Não fechar já com o Tite, mas enfim.
[00:28:35] Cruzeiro vai com o Tite, as coisas a gente sabe que vão ser bem feitas.
[00:28:38] Os times do Rio, o Fluminense muito bem.
[00:28:40] O Vasco se reerguendo, mas ninguém assombra para Flamengo e Palmeiras, né, Zé?
[00:28:45] Eu acho que vai continuar assim muito tempo.
[00:28:48] A gente vai ter alguns clubes que pontualmente vão disputar, como teve o Botafogo, teve o Atlético.
[00:28:54] Mas eu acho que é muito estrutural, né?
[00:28:56] Esses dois clubes conseguiram realmente…
[00:28:59] Porque não é só a questão financeira, claro que a questão financeira é importante,
[00:29:02] mas o Palmeiras, por exemplo, acho que ele criou uma estrutura de futebol muito acima dos outros, sabe?
[00:29:09] De revelação de talento, de manter talento, que é uma coisa super difícil.
[00:29:13] De conseguir manter um técnico cinco anos.
[00:29:15] No Brasil, que é um fenômeno.
[00:29:17] Então, assim, esse tipo de trabalho, cada ano que passa, ele fica mais consolidado e fica mais difícil de alcançar.
[00:29:24] E os outros, assim, tem esses que estão com mais dinheiro, mas também, sei lá, eu vejo o Botafogo, assim,
[00:29:29] mesmo tendo dinheiro, tendo um dono, é um dono com muita decisão errada, né?
[00:29:34] Toma decisões erradas o tempo inteiro.
[00:29:36] Então perdeu essa temporada inteira por decisões equivocadas.
[00:29:39] O Atlético também, como você falou, gastou um caminhão de dinheiro de um jeito equivocado.
[00:29:43] Então essas coisas também, para mim, não consolidam.
[00:29:45] Projeto de clube como o Flamengo e o Palmeiras.
[00:29:47] Então, para bater com esses caras, acho que vai demorar muito para a gente ter uma terceira força aqui.
[00:29:53] A gente está cada vez mais parecido com, efetivamente parecido com um futebol espanhol, assim.
[00:29:58] Que você começa a ter o protagonismo de dois clubes, eventualmente com um terceiro uma temporada ou outra, assim.
[00:30:05] Vamos ver, o Palmeiras está agora numa briga de ego, mas acho realmente que a coisa vai se resolver, porque a gestão é muito competente, né?
[00:30:12] E o Flamengo é muito mérito.
[00:30:15] Do que foi feito, da reestruturação que o Flamengo fez.
[00:30:18] A gente pega o Flamengo há oito, dez, seis anos.
[00:30:21] Seis não, né?
[00:30:22] Que já estava ganhando.
[00:30:23] Mas há oito, dez anos atrás era uma outra realidade.
[00:30:27] É muito bom o que eles fizeram por lá e mostra o caminho para todo mundo, eu acho.
[00:30:31] Apesar de, claro, a grandiosidade do Flamengo, ela é absolutamente única pelo tamanho do seu torcido e tudo mais.
[00:30:37] É isso, né, Teco?
[00:30:37] E você pensa diferente?
[00:30:39] Não, eu não penso diferente, não.
[00:30:41] E acho que daria para replicar o que o Flamengo fez.
[00:30:45] Principalmente o Corinthians, o São Paulo e o Vasco, por exemplo.
[00:30:48] O São Paulo muito, cara.
[00:30:49] Não consigo me acostumar com o São Paulo sendo essa bagunça que está sendo.
[00:30:53] Era o grande time do Brasil.
[00:30:55] É, mas você tem cinco times aqui no Brasil, né?
[00:30:57] O Flamengo, o Palmeiras, o Vasco, o Corinthians e o São Paulo, que são times nacionais, né?
[00:31:03] Evidentemente o Flamengo tem mais torcida, mas esses outros times têm o poder de ter torcedor em todo lugar,
[00:31:09] de jogar com o torcedor apoiando onde for o jogo, de poder fazer dinheiro.
[00:31:14] É isso, né?
[00:31:15] É isso, né?
[00:31:15] É isso, né?
[00:31:15] É isso, né?
[00:31:15] É isso, né?
[00:31:15] É isso, né?
[00:31:15] É isso, né?
[00:31:15] É isso, né?
[00:31:15] É isso, né?
[00:31:15] A quantidade bizarra de torcedor, a distância para o Flamengo, a distância que o Flamengo
[00:31:21] impôs hoje é infinitamente maior do que deveria pelo tamanho da torcida, né?
[00:31:24] Se a gente fizesse as coisas direito, você estaria no caminho ali de pegá-lo, mas a
[00:31:30] verdade é que o Vasco, o São Paulo e o Corinthians, eles estão jogando outra coisa, né?
[00:31:34] Eles estão em outro momento do ciclo, né?
[00:31:37] A gente está lutando para pagar a conta, para não cair, para ter estádio, para não
[00:31:41] cortarem a luz, para não ter transfer ban, a gente está em outra…
[00:31:45] Outra briga, né?
[00:31:46] Do que Palmeiras e Flamengo, né?
[00:31:48] Esses três times.
[00:31:49] Bom, saibam que a melhor notícia para o ano que vem é o VAR automático para impedimento.
[00:31:54] Acabou as linhas, né?
[00:31:56] Porra!
[00:31:58] Só 10 minutos a menos, mais de vida, né?
[00:32:03] Isso é uma mudança importante mesmo, concordo, cara.
[00:32:06] Realmente, é muito bananas com pijamas o nosso VAR atual, cara.
[00:32:11] Sabe um assunto bom do ano que vem também, que eu acho que vai ser legal da gente, a
[00:32:15] gente vai acompanhar, é essa história do tênis, né?
[00:32:18] Do tênis brasileiro, que teve um ano espetacular e acho que tem um ano que vem para ser um
[00:32:25] ano ainda mais, enfim, ainda mais vitorioso, né?
[00:32:29] Primeiro porque a gente foi espetacular, apesar da Bia ter tido um ano horrível, né?
[00:32:33] E assim, teve muito problema, até parou de jogar no meio da temporada, mas ela volta
[00:32:38] e vamos ver como ela volta e ela tem potencial para voltar ganhando.
[00:32:42] A gente tem um fenômeno ali nas duas…
[00:32:45] Duplas, né?
[00:32:45] E a gente tem o João, né?
[00:32:47] Que fez um primeiro ano espetacular em termos de, né?
[00:32:51] Primeiro ano como profissional para valer ali, impressionante o que ele fez no primeiro
[00:32:55] ano, tem uma expectativa enorme sobre ele no segundo ano e não tem nada que faça a
[00:33:00] gente imaginar que o segundo ano dele não vai ser tão bom quanto o primeiro, né?
[00:33:04] E além deles, tem uma galera vindo, né?
[00:33:07] Uma galera vindo que a gente vai começar a ouvir falar o nome, vai começar a jogar
[00:33:10] um torneio ou outro aqui e ali.
[00:33:12] E a gente talvez tenha…
[00:33:15] Consolidação do renascimento do tênis aqui, né?
[00:33:20] Tomara, eu aposto muito no João para o ano que vem, cara.
[00:33:23] Assim, digo, não me parece ser uma viagem apostar fortemente que ele possa alcançar
[00:33:28] alguma coisa, né?
[00:33:29] A gente tem o Alcaraz e o Sinner, meio Flamengo e Palmeiras, mas ele é o cara mais próximo
[00:33:35] ali, né?
[00:33:36] Assim, que dê para apostar, não é?
[00:33:38] Ah, tem gente ali que é boa também, assim.
[00:33:41] Tem uma geração dele, a geração dele é muito boa, né?
[00:33:44] A diferença é assim.
[00:33:44] No tênis não é tão binário, assim, né?
[00:33:48] Não é um título só, tem muito torneio, tem muito jogo contra ali, né?
[00:33:52] Eu acho que a gente vai ver ele brigando ali com os caras grandes ali, em etapas mais avançadas
[00:33:58] de torneios grandes.
[00:33:59] Ele já ganhou alguns torneios menores, mas assim, não é sonho você imaginar que o
[00:34:06] João possa ser número 10, 15 do mundo rapidamente, assim.
[00:34:09] Se ele for 10, 15 do mundo, no tênis é um esporte.
[00:34:14] É um esporte que está apto para você numa semifinal, tem o 2 contra o 10, e o 10 ganha
[00:34:19] do 2.
[00:34:20] Não é impossível isso acontecer, né?
[00:34:24] É.
[00:34:25] Alguma coisa mais de esportes aí que tiver na cabeça?
[00:34:27] Porque se a gente estiver falando de cultura, eu estou pensando aqui…
[00:34:31] Só completando essa história do João, acho que uma coisa que pode ser legal, acho que
[00:34:36] dessa vez, acho que o tênis brasileiro está mais estruturado, né?
[00:34:38] Então, eu consigo imaginar que o João Fonseca, acho que pode efetivamente ter um impacto,
[00:34:44] tanto nas próximas gerações, sabe?
[00:34:46] Do pessoal que está vindo aí, que está com 12, 13, 14 anos, está vendo um cara um
[00:34:52] pouco mais velho, fazendo os resultados e tendo essa super evidência, assim, eu acho
[00:34:58] que isso pode mobilizar muito o esporte no Brasil.
[00:35:01] Porque talento, acho que a gente sempre teve, mas era meio desorganizado, às vezes também
[00:35:05] faltava um pouco de estrutura individual ou mesmo coletiva e tal, e eu acho que agora
[00:35:12] talvez o Brasil possa realmente pegar uma janela.
[00:35:14] Mas é importante mesmo do que a gente teve, mesmo na época do Guga, né?
[00:35:19] Que foi um desperdício enorme, né?
[00:35:21] Que a gente não conseguiu criar uma geração seguinte ali com tenistas que foram bem, assim,
[00:35:27] né?
[00:35:27] Então, acho que essa é uma mudança importante.
[00:35:30] E tem o outro tênis também, que a gente está indo muito bem, né?
[00:35:32] Que é o Caldeirano aí, que também é o fenômeno dos fenômenos, é um cara que a
[00:35:37] gente…
[00:35:38] É inacreditável o que ele está fazendo.
[00:35:39] Pô, Zé, e vai sair o filme agora em janeiro do Timothée Chama?
[00:35:44] Sim, vai sair.
[00:35:44] É verdade, Chama Lê.
[00:35:45] Chama Lê, que vai ser um estouro de pingue-pongue e tênis de mesa, sabe?
[00:35:48] Todo mundo vai ficar jogando isso esse ano.
[00:35:50] É verdade.
[00:35:51] Tomara, hein?
[00:35:51] É.
[00:35:52] Esse filme parece que é bem interessante, né?
[00:35:54] Diz que o cara virou quase profissional de tênis de mesa, de tanto que jogou.
[00:35:59] É, né?
[00:35:59] É.
[00:36:02] Você gosta de filme de esporte, Teco?
[00:36:05] Ah, depende.
[00:36:06] É difícil, né?
[00:36:07] Depende qual…
[00:36:07] Acham filmes bons de esporte, né?
[00:36:10] Tem alguns que…
[00:36:11] Moneyball.
[00:36:11] Moneyball é legal, Moneyball é ótimo.
[00:36:13] Vocês gostam mais que eu.
[00:36:14] Eu gosto muito desse filme.
[00:36:15] Eu lembro que a gente discutiu isso lá atrás, quando esse filme apareceu.
[00:36:18] Eu não consegui me curtir tanto quanto vocês, infelizmente.
[00:36:22] Pra quem não viu, né?
[00:36:23] Tem o Brad Pitt.
[00:36:25] Aham.
[00:36:25] Exato.
[00:36:26] E é um filme sobre…
[00:36:27] O Jonah Hill tá nesse filme, né?
[00:36:28] O Jonah Hill é o gordinho das estatísticas, né?
[00:36:32] E que sumiu, e agora não é mais gordinho.
[00:36:34] Tá magrelaço.
[00:36:34] Tá magrelaço, é.
[00:36:36] Esse filme é um ótimo filme.
[00:36:37] E fez uma das séries…
[00:36:38] É um ótimo filme de um ótimo livro.
[00:36:39] Muito bonita que é ele no Terapeuta, né?
[00:36:42] Ah, linda aquela série.
[00:36:43] Desculpe.
[00:36:43] Não, o Moneyball é um ótimo filme de um ótimo livro, né?
[00:36:47] E de uma história real também que aconteceu.
[00:36:49] Ah, e tem muita gente boa nesse filme, né?
[00:36:51] Tem o Philip Seymour Hoffman faz o filme.
[00:36:54] Que é o técnico, né?
[00:36:55] Pois é, o roteirista é o Aaron Sorkin, que é considerado um dos principais roteiristas de Hollywood.
[00:37:02] Fez um monte de série importante.
[00:37:04] O diretor é o Bereth Miller, que fez o Capote.
[00:37:07] É um filme, assim, acho que tem muitos elementos.
[00:37:09] Acho que ele é meio…
[00:37:11] Eu acho que ele é menos valorizado do que deveria.
[00:37:13] Acho que é um dos grandes filmes sobre esporte, assim, de uma forma bem legal.
[00:37:17] E o livro é ótimo também, né?
[00:37:19] Que também é do Michael Lewis, que é um autor com livros muito legais também.
[00:37:22] Eu acho que é um projeto perfeito, assim.
[00:37:24] Eu gosto muito desse filme.
[00:37:25] Caramba, vou ter que ver de novo, hein?
[00:37:27] Porque realmente eu não achei nada disso.
[00:37:29] Tem Robin Wright no filme.
[00:37:31] Tem um monte de gente boa nesse filme.
[00:37:33] Não, um monte de gente legal, mas eu não lembro de ser tão bom não.
[00:37:36] Mas eu vou ver.
[00:37:37] Vou ver de novo e daí eu conto pra vocês.
[00:37:38] Hoje em dia no streaming a gente acha qualquer coisa.
[00:37:40] Fora esse filme, você lembra de algum outro, Zé?
[00:37:43] Que é…
[00:37:43] Que é subestimado, assim, de esporte?
[00:37:46] Ó, tem outro com o Brad Pitt que é o Fórmula 1.
[00:37:48] Eu acho um bom filme, cara.
[00:37:49] Foi um bom filme.
[00:37:50] Eu acho que é muito bem feito.
[00:37:52] É muito bem filmado, cara.
[00:37:53] Eu gosto dos dois de tênis.
[00:37:56] Um que é mais engraçadinho, que é aquele do desafio do sexo ali, né?
[00:38:00] Do jogo da Billie Jean King contra o tenista lá, homem e tal.
[00:38:04] Acho que é um filme interessante.
[00:38:05] E esse mais recente…
[00:38:07] O filme do Zendaya?
[00:38:07] Não, o do Zendaya eu ia falar agora.
[00:38:09] O do Zendaya é dos rivais, né?
[00:38:11] É, isso.
[00:38:12] Tem…
[00:38:12] Mas tem esse outro.
[00:38:14] Tem aquele que ganhou o Oscar também, das Williams, né?
[00:38:17] Ah, é ótimo também.
[00:38:19] É, tênis tá dando bastante filme, na verdade, né?
[00:38:21] É.
[00:38:22] De Fórmula 1 também.
[00:38:23] Fórmula 1 você falou esse, mas tem mais uns outros dois ali.
[00:38:26] Tem um, inclusive, que o Adam Driver faz o fundador da Ferrari.
[00:38:29] Ah, da Ferrari.
[00:38:30] É.
[00:38:30] Da Ferrari, né?
[00:38:31] E tinha aquele outro que era a história do Nick Lauda lá, que queimou a orelha.
[00:38:35] Ah, é verdade.
[00:38:36] Esse é legal também.
[00:38:36] Esse filme é muito bom, aquele filme também.
[00:38:38] Não tô lembrando o nome dele, mas é bom.
[00:38:41] Futebol que não fizeram bem.
[00:38:42] Futebol que não fizeram bem, né?
[00:38:44] Oi, que coisa.
[00:38:44] Ah, é?
[00:38:45] Não, futebol acho que não deu muito grandes filmes, né?
[00:38:50] Não, é difícil de ouvir mal.
[00:38:51] Pra mim, o melhor até hoje é o Fuga pra Vitória.
[00:38:54] Agora, a Fórmula 1 e a associação com o cinema, ela se construiu, assim, na conquista
[00:39:00] do público americano pela Fórmula 1, né?
[00:39:02] No projeto.
[00:39:03] Mudou de dono, mudou de projeto e hoje todo americano, em todo lugar, se fala de Fórmula
[00:39:07] 1, né?
[00:39:09] O que é muito bom pro esporte, porque traz mais grana, mais popularidade e tudo mais.
[00:39:12] Mas eu achei a temporada, assim, aliás, todo esporte tá meio caminhando pra isso,
[00:39:17] né?
[00:39:17] As temporadas, quase todos os esportes tão ficando gigantescas, com jogo, assim, demais
[00:39:21] e aconteceu isso com a Fórmula 1 também.
[00:39:23] Eu acho que isso tudo vai chegar, já tá chegando no limite, né?
[00:39:27] Porque aí da Fórmula 1, né, o carro é o que determina, mas esses esportes que são,
[00:39:32] que dependem do corpo do atleta, os atletas tão se estourando, a gente tá tendo um nível
[00:39:36] de lesão absurda em esporte.
[00:39:38] Tudo isso, pra mim, a gente tem muito a ver com essas temporadas espichadas, né?
[00:39:41] O futebol, agora a gente tá vendo que a gente tá vendo que a gente tá vendo que a gente
[00:39:42] tá vendo que o brasileiro começa em janeiro já, então eu acho que os esportes, assim,
[00:39:48] tão ávidos pra fazer dinheiro, porque realmente é uma indústria bilionária, mas tão esquecendo
[00:39:53] de que realmente importa que é o atleta, né?
[00:39:56] Porque sem atleta, assim, a ídolo não tem esporte e tá tudo meio exagerado e eu acho
[00:40:00] que a Fórmula 1 tá nesse pacote, assim, se ela tem 20 corridas por ano, é coisa demais,
[00:40:05] eu acho, assim, banaliza também, eu acho um pouco, sabe?
[00:40:07] É engraçado, né, Zé, porque tá todo mundo espichando, mas no final das contas vai piorando
[00:40:12] o produto.
[00:40:12] Não só pela lesão dos caras, mas também porque passa a ter jogo ruim, passa a ter
[00:40:17] coisa que não importa, começa a ficar uma coisa meio esquisita ali também, né?
[00:40:25] Ah, eu vi, sei lá, a Copa do Brasil, né, no final do ano passado ali, o Vasco e Fluminense
[00:40:30] foi a semifinal, os caras tinham jogado na quinta e foram jogar domingo.
[00:40:34] Segundo tempo não teve jogo, assim, os caras não estavam aguentando jogar, entendeu?
[00:40:38] Não adianta, assim, claro que tem a emoção e tal, mas a qualidade é muito…
[00:40:42] A qualidade é muito ruim, cara, do jogo, entendeu?
[00:40:44] É um excesso de coisas, né?
[00:40:47] Ô, Teco, você, a melhor junção de esporte e cultura talvez tenha sido o Wrexham, né?
[00:40:52] O que que aconteceu com o time do rapaz lá?
[00:40:54] O Wrexham tá disputando a segunda divisão, tá no meio de tabela, né, agora já virou
[00:40:58] briga de cachorro grande ali, né, pra valer, já não é mais tão fácil, mas a história
[00:41:03] é incrível, né, eu acho, assim, é das melhores histórias que a gente viu recentemente
[00:41:07] é disso aí, né, ainda mais porque virou série e a gente conseguiu acompanhar, mas
[00:41:11] o time tá lá.
[00:41:12] Vai aumentar o estádio agora, tá disputando a segunda divisão, vai tentar subir em algum
[00:41:17] momento e já despertou um outro projeto em paralelo que é do Birmingham, né, que tem
[00:41:22] o Tom Brady como um dos acionistas ali, o Birmingham é, enfim, é um time famoso ali,
[00:41:30] né, de uma cidade famosa ali, que é o rival do Aston Villa, e o Birmingham tá tentando
[00:41:34] subir, tava pra subir, tá assim, tem condição de subir esse ano já, e aí mostrando que
[00:41:41] com dinheiro.
[00:41:42] Houve muita coisa, né, você vai fazendo melhores investimentos, você vai contratando
[00:41:45] caras melhores, melhor infraestrutura, e até algum lugar você chega ali só com a
[00:41:50] força do dinheiro ali, né.
[00:41:53] É, eles venderam 10%, né, qual é a colocação?
[00:41:57] É meio de tabela mesmo, né.
[00:41:57] 15º.
[00:41:59] Ah, 15º.
[00:41:59] São 24 clubes, né, acho que são 24 na Championship.
[00:42:03] O líder é o Conventry City, e o Middlesbrough tá em segundo.
[00:42:09] Ah, esse Conventry City também é outro.
[00:42:11] É.
[00:42:12] Tem muito dinheiro na Inglaterra de investimento, agora com a segunda divisão, né, a Championship,
[00:42:17] mais Premier League, acho que tem uns 40 grandes projetos de futebol na Inglaterra, mas o Rex
[00:42:22] eles venderam 10% pra uma firma de investimento, que foi a mesma que comprou o Atlético de
[00:42:27] Madrid, né.
[00:42:28] Ah, é?
[00:42:28] Então eles também, eles tão começando a fatiar um pouco pra poder fazer mais dinheiro,
[00:42:32] eles já tinham vendido uma participação pequena pro empresário lá em inglês, um
[00:42:35] tempo atrás, e agora vendeu pra essa empresa que é bem grande, que tá colocando dinheiro,
[00:42:39] bastante dinheiro em futebol.
[00:42:41] Por isso também, só com dinheiro.
[00:42:42] O bolso, acho que vai chegar, iam chegar no limite os dois ali, né.
[00:42:45] Sim.
[00:42:46] Intervalo.
[00:42:47] A gente volta daqui a pouquinho.
[00:42:52] Na CBN, fim de expediente.
[00:43:00] Na CBN, fim de expediente.
[00:43:04] Muito bem, estamos de volta mais uma vez.
[00:43:05] Seja bem-vindo, esteja conosco, você que já está nos acompanhando, estamos falando
[00:43:09] do ano que vem, falando desse ano, dando uma geral.
[00:43:12] Entre Natal e Ano Novo é bom dar uma geral, né.
[00:43:14] Vai sentar na mesa, aí você conversa, fala, e aí, eu achei que o Flamengo ia ganhar.
[00:43:19] Não, não tem como nenhum flamenguista tá reclamando desse ano.
[00:43:22] Reclamando talvez esteja o palmeirense.
[00:43:24] E os outros, dos outros clubes, nem reclamando pode, porque já tem que estar feliz com o
[00:43:29] que conseguiu, porque esse ano realmente foi muito dispari, uma coisa da outra.
[00:43:33] Estamos de volta.
[00:43:34] Participação, fim de expediente, arroba cbn.com.br ou arroba fdecbn.
[00:43:40] Qual é o filme que você quer?
[00:43:42] Ver este ano, Luiz Gustavo Medina, no ano que vem?
[00:43:45] Ah, tem muito filme que eu quero ver.
[00:43:46] Vou começar vendo o tal do Marte Supreme lá, que vai concorrer ao Oscar lá do Timothy,
[00:43:51] né.
[00:43:52] E tem outros filmes.
[00:43:53] Eu estou curioso pelo Hunter, pelo Sinner, que todo mundo fala que é muito bom, mas não
[00:43:57] chegou aqui ainda, e a gente começa a viver daqui a pouco a leva do Oscar, né.
[00:44:03] A leva do Oscar.
[00:44:04] A gente tem que se preparar para o bolão do Oscar, que é evidentemente o evento mais
[00:44:08] importante do ano sempre.
[00:44:10] É.
[00:44:11] E eu estou curioso, acho que tem coisa boa, eu acho que, eu não sei se em algum programa
[00:44:15] lá atrás vocês falaram que os filmes estavam mais ou menos esse ano, mas eu acho que faltou
[00:44:19] público, não faltou filme interessante de ver, não.
[00:44:23] Estou curioso pelo Hamlet, que é o nome do filho, né, o filho que Shakespeare tinha,
[00:44:30] tinha esse nome.
[00:44:31] Ele faleceu três ou quatro anos depois, quando ele lançou o texto do Hamlet, e muita coisa,
[00:44:36] muita gente relaciona uma coisa com a outra, e outros falam que não, que foi uma pura
[00:44:40] coincidência.
[00:44:41] Eu acho que o Hamlet é uma história que já existia esse nome, eu acho que com certeza
[00:44:46] é muito próximo para ser só coincidência.
[00:44:48] Bom, eu estou curioso por esse filme, e acho que vai concorrer, acho que o Paul Thomas Anderson,
[00:44:54] o filme dele vai concorrer, vai chegar bem forte no Oscar.
[00:44:57] E tem novo lançamento do Spielberg, já saiu o trailer, que é o Dia D, se não me falha
[00:45:02] a memória, posso verificar aqui.
[00:45:03] Enfim, tem o Tom Cruise, né, com Inanna Rito, já lançou também seu trailer, parece que
[00:45:10] dessa vez vem forte.
[00:45:11] Vem para Oscar, porque vai ser lançado só em outubro de 2026.
[00:45:15] Zé, qual desses aí, ou quais outros você está curioso em assistir?
[00:45:19] É, o Hamlet eu estou bem a fim de ver, acho que é um dos que eu também estou animado.
[00:45:24] Também estou a fim de ver o Marte Supreme, acho que também é um desses que me mexeu,
[00:45:29] assim.
[00:45:30] Tem um lance dos filmes internacionais, né, a gente está com uma safra bem forte aí,
[00:45:34] relacionada com o Oscar.
[00:45:36] Além do Agente Secreto, você tem ali o filme Noroê Gays, né, que está muito bom, né,
[00:45:40] está estreando agora.
[00:45:41] O Valor Sentimental.
[00:45:42] O Valor Sentimental está estreando agora, você tem o filme sul-coreano também, que
[00:45:48] também deve chegar entre os quatro.
[00:45:50] Tem aquele Seahawks também.
[00:45:52] É, Seahawks, e aí tem o, foi apenas o Acidente, né, que já está passando por aqui, que concorre
[00:45:58] pela França, acho que tem aí uma safra bem interessante, assim, né, para ver.
[00:46:02] Tem o argentino que está na Prime, que é o Belém, que é bom.
[00:46:05] É, que é legal, que é bacana na verdade.
[00:46:07] Eu assisti, eu falei no programa lá atrás, eu achei a história impressionante.
[00:46:10] A história é impressionante, assim, o filme é bem bom, a história é real também.
[00:46:15] Ele é meio, ele não é, eu não achei ele tão assim, tão bem produzido, assim, mas
[00:46:20] a história e a atuação é muito boa do filme, assim, um filmão, cara.
[00:46:26] É, eu não assisti isso aí.
[00:46:28] O Hamnet vê o livro, né, Zé, o livro era bom, você chegou a ler?
[00:46:32] Sim, eu tenho, é, Meg Farrow, é uma escritora, acho que da, ela é da, ela é da, não sei
[00:46:40] se é a Fernanda do Norte, ela é, é muito bem escrito, mas o livro que conta essa história
[00:46:44] do filho, que eu acho a mais legal, é um livro que chama Como Shakespeare Se Tornou
[00:46:49] Shakespeare, é do Stephen Greenblatt, que é um dos super especialista, ele é especialista
[00:46:55] em um monte de coisa, mas também no Shakespeare, e ele conta muito detalhadamente essa coisa
[00:46:59] do, os dados reais mesmo, sabe, da morte do filho, como que ela impacta na vida do Shakespeare,
[00:47:05] como impacta ali, né, porque o Shakespeare ficava, vivia muito em Londres, né, e a família
[00:47:10] vivia naquela cidadezinha, que fica, sei lá, uma hora de Londres hoje, e aí tinha
[00:47:15] essa coisa desse pai ausente, quando retorna, ele retorna uma vez, o filho morre, tinha
[00:47:20] morrido, é bem legal, assim, é uma história incrível mesmo, eu tô bem curioso pra ver
[00:47:25] a adaptação.
[00:47:27] Shakespeare que era casado com a Anne Hathaway.
[00:47:30] Pois é.
[00:47:31] Né, acho esse nome aí muito bonito, depois…
[00:47:33] Ah, onde?
[00:47:34] Como assim foi casado?
[00:47:36] É, esse é o nome da mulher dele.
[00:47:37] Anne Hathaway é o nome das mulheres.
[00:47:39] Sério?
[00:47:40] Ah, é?
[00:47:41] Pô, que gozado.
[00:47:42] Ah, falando em Anne Hathaway, vai ter o Diabo Vestprada, hein?
[00:47:45] É verdade, tem isso.
[00:47:46] Vai ter o dois, né?
[00:47:48] Vai ter o dois, vai ser lançado, já acabou a filmagem e tal, vai ser…
[00:47:52] Vão mexer numa coisa que a gente não queria, né, esse é o tipo de filme que eu já fico
[00:47:56] pé da vida, porque a gente não queria a continuação, a gente não pediu, a gente
[00:48:00] tava feliz com o que a gente tinha na mão, é tipo Coringa, né, tava tudo bem pra gente,
[00:48:05] a gente adorava rever o filme, tava tudo ótimo.
[00:48:07] Aí, resolvem fazer uma sequência.
[00:48:10] Uma sequência, aí vai comprometer o todo, né?
[00:48:12] Você arrisca jogar tudo fora, né?
[00:48:15] Pouquíssima gente tem acerto, né?
[00:48:16] Vai ter Avenida Brasil 2 também.
[00:48:18] Somos contra.
[00:48:21] Vai ter?
[00:48:22] Avenida Brasil 2, sim, senhor.
[00:48:24] Vai ser esse o nome?
[00:48:26] Não, não sei se vai ser esse o nome.
[00:48:29] Vai ter a sequência da Avenida Brasil.
[00:48:31] A história vai pegar algum momento ali, vai seguir com a Carminha e tal, já foi anunciado.
[00:48:38] Olha só.
[00:48:40] E na literatura, Zé?
[00:48:41] Me diz uma coisa, só uma última pergunta de cinema.
[00:48:44] Ainda estou aqui, estreou esse ano ou ano passado?
[00:48:47] Esse ano, não, 2025 ou ano passado?
[00:48:49] Não, foi em 24.
[00:48:50] Foi em 24, né?
[00:48:51] Foi em 24, é.
[00:48:52] É que esse ano ele bombou muito porque tinha o Oscar, né?
[00:48:56] Então, no começo do ano só se entrou em cartaz mesmo, só se falava nisso.
[00:48:59] É, porque ele ganhou o Globo de Ouro no comecinho de janeiro, né?
[00:49:02] Ah, é verdade, é verdade, você tem razão, tem toda razão, é verdade.
[00:49:06] É.
[00:49:06] E foi…
[00:49:08] É, toda aquela história…
[00:49:10] Toda a força que agora o agente secreto, de alguma maneira, está dando continuidade, né?
[00:49:15] Estamos todos muito otimistas por onde está.
[00:49:17] Sabe um filme que foi pouquíssimo falado?
[00:49:23] Eu não sei se vocês viram, mas o livro é maravilhoso, né?
[00:49:26] Que é O Filho de Mil Homens.
[00:49:29] Cara, assim, se me perguntassem um dia, aleatoriamente, qual livro nunca vai virar filme,
[00:49:35] eu falaria O Filho de Mil Homens, assim.
[00:49:36] Acho que é um dos filmes impossíveis de serem filmados, né?
[00:49:39] E quando saiu o filme no Netflix, eu falei, cara, acho que eu não vou ver esse filme.
[00:49:43] Assim, eu não ganho nada vendo filme, eu adoro o livro, eu acho que não tem como fazer.
[00:49:49] Eu não sei se vocês viram, mas o filme ficou lindo, o filme, assim.
[00:49:53] É inacreditável como conseguiram fazer um filme do livro, assim, sabe?
[00:49:59] Enfim, ninguém está falando dele, porque tem outras coisas passando, né?
[00:50:02] Ninguém falando em termos de todo mundo estar recido, mas, assim,
[00:50:06] pô, uma das melhores coisas que a gente já fez aqui.
[00:50:09] Esse eu acabei não vendo.
[00:50:11] É com o Enem com o Brasileiro, né?
[00:50:12] Sim, é o Santoro, sim.
[00:50:15] Direção do Daniel Rezende, o grande Daniel, que já veio no programa, inclusive.
[00:50:19] Não, não tinha, não vi, não.
[00:50:21] Eu fiquei curioso, mas não vi, não.
[00:50:23] Rafael, muito bonito.
[00:50:24] O Daniel que fez peça com vocês, né, Godoy?
[00:50:26] Eu lembro dele, eu lembro dele.
[00:50:27] Lembro dele no programa e tal.
[00:50:30] É interessante isso, na verdade, né?
[00:50:32] Porque, realmente, o Walter Hugo virou meio um popstar da literatura, né?
[00:50:36] A passagem dele pela Flip foi meio…
[00:50:39] Chegando de helicóptero, assim, uma coisa meio assim, né?
[00:50:43] É meio louco isso, né?
[00:50:44] Quando a gente vê isso acontecendo em literatura, porque é meio…
[00:50:47] Não faz muito sentido, né?
[00:50:49] Considerando o tamanho do mercado literário no Brasil, né?
[00:50:51] Mas tem, acontece essas coisas de vez em quando, né?
[00:50:55] Na literatura, você está achando qual que é o próximo ano?
[00:50:59] Esse ano, eu vou te dizer uma coisa.
[00:51:01] Eu, que não entendo nada, eu sou um comprador de livros e tal,
[00:51:05] não entendo do mercado como você.
[00:51:07] Eu achei que cresceu muito, por exemplo, o livro italiano, né?
[00:51:09] De autores italianos, um monte, né?
[00:51:12] Pelo menos, eu não via isso tanto.
[00:51:14] Tem alguns movimentos, né?
[00:51:15] Alguns autores que vão aparecendo e de quem todo mundo começa a falar.
[00:51:18] Acho que é por causa do Colibri, talvez.
[00:51:22] As editoras menores já não estão mais tão menores, estão crescendo,
[00:51:25] pelo menos, o que eu vejo, assim.
[00:51:27] Ou, pelo menos, tenho percebido mais lançamentos.
[00:51:29] Primeiro, estou certo ou errado?
[00:51:31] E como é que vai ser o ano que vem?
[00:51:32] Acho que você está bem certo.
[00:51:34] Acho que os italianos, acho que desde a Helena Ferranti,
[00:51:36] começou a ter um interesse maior.
[00:51:38] E, realmente, hoje virou…
[00:51:40] A gente está aí com uns três ou quatro escritoras italianas
[00:51:43] com muita vendagem no Brasil, né?
[00:51:45] O Stallone, que seria o autor do Colibri, também.
[00:51:50] Sandro Veronese.
[00:51:51] O Veronese.
[00:51:53] Todos esses estão…
[00:51:54] Realmente, estou com muitos leitores aqui.
[00:51:56] Eu acho que esses dois fenômenos,
[00:51:58] que acho que é o fenômeno das editoras independentes, assim,
[00:52:02] acho que, realmente, está cada vez mais consolidado.
[00:52:04] É da onde tem saído parte importante do que…
[00:52:08] De mais interessante.
[00:52:09] É publicado no Brasil.
[00:52:11] Eu acho que a gente tem um fenômeno em São Paulo
[00:52:13] das livrarias independentes.
[00:52:15] A gente…
[00:52:16] Até há pouco tempo atrás, eu falei do mapa que eles fizeram.
[00:52:19] 37 editoras, livrarias independentes em São Paulo.
[00:52:22] Um mapa literário da cidade, que é muito legal, né?
[00:52:25] Que você pode…
[00:52:26] Se você gostar de livro, você pode ir ticando as livrarias para conhecer.
[00:52:31] Eu acho que tudo isso tem…
[00:52:33] Acho que uma coisa que mudou muito é uma…
[00:52:35] Você tem o digital, o virtual, a compra online,
[00:52:39] que é…
[00:52:39] É enorme, né? Gigantesca.
[00:52:41] Mas você tem uma recuperação da livraria de bairro, né?
[00:52:44] Dessa curadoria do livreiro.
[00:52:46] E da editora menor também.
[00:52:48] Todo esse microcosmos hoje está se conversando muito, né?
[00:52:52] Livreiros, editores, autores.
[00:52:55] Tem uma circulação muito grande de eventos.
[00:52:57] Eventos pequenos, né?
[00:52:58] Para poucas pessoas em livrarias pequenas.
[00:53:01] Mas isso tudo, acho que criou uma capilaridade
[00:53:03] para o sistema literário muito interessante.
[00:53:05] Eu acho que é um momento muito legal
[00:53:07] para quem está trabalhando com livro, assim.
[00:53:09] A gente continuou ganhando muito pouco, né?
[00:53:11] Mas é um momento interessante, cara.
[00:53:13] Quem diria, né?
[00:53:14] Porque se perguntassem a gente falando,
[00:53:17] tudo parecia que ia desaparecer, na verdade, né?
[00:53:21] Mas no final, o que desapareceu foram as grandes, né?
[00:53:24] Porque a gente teve a quebradeira da cultura e Saraivo, né?
[00:53:27] Se você fosse apostar há 15, 20 anos,
[00:53:30] você não quer falar, né?
[00:53:31] Você ia falar, não, vai desaparecer as pequenas,
[00:53:33] vai sobrar a Amazon e essas grandes redes.
[00:53:36] Mas no final, as grandes redes foram as mais impactadas.
[00:53:39] Óbvio que esses dois casos já tiveram muito problema de gestão, também.
[00:53:42] Mas isso acabou criando realmente um novo oxigênio no mercado.
[00:53:48] E eu acho que está um momento bem interessante, assim.
[00:53:50] Eu acho que muita diversidade, muito autor diferente,
[00:53:53] muito livro diferente.
[00:53:55] Eu acho que o leitor hoje tem uma gama gigantesca de opções, assim.
[00:54:00] É só começar a ler, né, Teco?
[00:54:01] Difícil hoje em dia.
[00:54:04] É só convencer o povo a ler.
[00:54:05] Mas se o povo conseguir convencer a ler,
[00:54:07] ele vai ter aventuras incríveis com o livro.
[00:54:09] Sim. É só convencer o povo a ler, ele vai ter aventuras incríveis com o livro.
[00:54:09] Saiu a lista do Obama, né?
[00:54:10] Vocês viram a lista do Obama, dos melhores livros, discos, filmes dele?
[00:54:14] Ele colocou o agente secreto entre os melhores filmes dele
[00:54:17] e dos livros eu não li nenhum que ele recomendou.
[00:54:21] Fiquei triste.
[00:54:23] É, não ouvi a dele.
[00:54:24] Mas tem em português? Alguns deles, não?
[00:54:26] Ah, tem um livro do Cotzi, mas não é o polonês, é o outro.
[00:54:32] Acho que tinha alguns livros,
[00:54:33] é que eu não estou com a lista aqui na minha frente, mas…
[00:54:37] Enfim, tinha alguns livros ali que não me eram…
[00:54:39] 100% estranhos, assim, sabe?
[00:54:41] Enfim, tinha alguns livros ali que não me eram…
[00:54:43] 100% estranhos, assim, sabe?
[00:54:45] Não, é legal, né?
[00:54:47] Legal essa lista dele, né? De música sempre muito boa.
[00:54:49] Pô, e é antiga, ele faz há muito tempo, né?
[00:54:51] Ele faz desde quando ele era presidente, né?
[00:54:53] Sim, lembrar que os dois tem uma produtora de vídeo, né?
[00:54:55] Ele e a esposa, né?
[00:54:57] Sim, lembrar que os dois tem uma produtora de vídeo, né?
[00:54:59] Ele e a esposa, né?
[00:55:01] É, eu estou com a lista aqui, ó.
[00:55:03] Gil Lepore é um livro que já tinha saído aqui no Brasil,
[00:55:05] que é um livro bem grande sobre os Estados Unidos,
[00:55:07] que chama Estas Verdades.
[00:55:09] Ah, que mais que tem…
[00:55:11] Ah, que mais que tem…
[00:55:13] Deixa eu ver…
[00:55:15] É, tem um monte de gente que estava concorrendo em prêmio agora,
[00:55:17] mas que ainda não saiu por aqui.
[00:55:19] Muita coisa que está na lista dele vai sair por aqui,
[00:55:21] que eu sei que já está comprado,
[00:55:23] mas pouca coisa está disponível atualmente ainda.
[00:55:25] mas pouca coisa está disponível atualmente ainda.
[00:55:27] mas pouca coisa está disponível atualmente ainda.
[00:55:29] Quando for saindo, eu vou falando.
[00:55:31] E séries, pessoal?
[00:55:33] Quais são as séries, as continuidades que a gente pode ter bacanas,
[00:55:35] ou novos projetos?
[00:55:37] Você está sabendo de novos projetos, Zé?
[00:55:39] Você está sabendo de novos projetos, Zé?
[00:55:41] Sei que o TESC vai ter uma nova temporada.
[00:55:43] Sei que o TESC vai ter uma nova temporada.
[00:55:45] Não, séries vai começar bombando em janeiro.
[00:55:47] Não, séries vai começar bombando em janeiro.
[00:55:49] Já estreia o The Pit dia 8 e o Industry dia 11.
[00:55:51] Já estreia o The Pit dia 8 e o Industry dia 11.
[00:55:53] Já começa pegando fogo já.
[00:55:55] Já começa pegando fogo já.
[00:55:57] Estou bem animado com o The Pit.
[00:55:59] Como é que é o The Pit e o Industry?
[00:56:01] Como é que é o The Pit e o Industry?
[00:56:03] Ah, o Industry só eu e você assistimos.
[00:56:05] Uma série boa desse ano,
[00:56:07] Uma série boa desse ano,
[00:56:09] que é o Departamento Q.
[00:56:11] que é o Departamento Q.
[00:56:13] Vai ter um grande sucesso.
[00:56:15] Eu acho muito superestimada,
[00:56:17] mas tudo bem.
[00:56:19] Achei legal, mas não achei tudo isso.
[00:56:21] Eu curti.
[00:56:23] Uma série que eu gostei muito desse ano,
[00:56:25] também vai ter segunda temporada ano que vem,
[00:56:27] que é aquela House of Guinness,
[00:56:29] que é do pessoal lá do Peaky Blinders,
[00:56:31] vai ter também.
[00:56:33] É o Diplomata, que virou novelinha.
[00:56:35] Vai ter de novo.
[00:56:37] O estúdio.
[00:56:39] O Hex também, que continua indo muito bem.
[00:56:41] Incrivelmente, vamos ter mais um
[00:56:43] Morning Show.
[00:56:45] Não é possível, vai ter.
[00:56:47] Vai, já foi renovado.
[00:56:49] Vai ter outro dia do Chacal também.
[00:56:51] É verdade.
[00:56:53] Gostei muito dessa série.
[00:56:55] Eu também.
[00:56:57] Tem essas daí, já estão todas mapeadas.
[00:56:59] Tem essas daí, já estão todas mapeadas.
[00:57:01] Vai ter Stranger Things,
[00:57:03] mas lançou agora.
[00:57:05] Lançou a última temporada agora.
[00:57:07] The Night Manager.
[00:57:09] Vai ter?
[00:57:11] Vai.
[00:57:13] Nossa, mas também faz mil anos que teve a série.
[00:57:15] Engraçado, né?
[00:57:17] Vai ter o live action do Scooby Doo.
[00:57:19] Também.
[00:57:21] É esse.
[00:57:23] É divertido, hein, galera.
[00:57:25] Arriscado, hein?
[00:57:27] Muito arriscado.
[00:57:29] Acho bem.
[00:57:31] E The Boys, que a gente não vê essa série.
[00:57:33] Eu vejo The Boys.
[00:57:35] The Boys vai acabar agora, é a última temporada.
[00:57:37] The Boys é boa a série.
[00:57:39] Slow Horses.
[00:57:41] Slow Horses vai ter também.
[00:57:43] Slow Horses deve ser quase a última,
[00:57:45] não é não?
[00:57:47] Vai acabar os livros agora.
[00:57:49] É o último livro.
[00:57:51] Eu não sei se eles vão acabar
[00:57:53] ou se eles vão inventar história nova.
[00:57:55] Aliás, os livros vão sair por aqui também.
[00:57:57] Os livros.
[00:57:59] E as risadas garantidas porque
[00:58:01] o urso vai ter temporada também.
[00:58:03] Vai ter urso também.
[00:58:05] Eu já abandonei o urso.
[00:58:07] Estou assumindo que eu abandonei, cara.
[00:58:09] E o Only Murders in the Biorin
[00:58:11] vai ter também ainda?
[00:58:13] É, já meio cansou um pouco, mas
[00:58:15] vai, vai ter sim.
[00:58:17] Mas dessas todas
[00:58:19] vocês estão mais afim dessas
[00:58:21] que você falou, né, Teco?
[00:58:23] O Pete, você adorou o Pete, né?
[00:58:25] O Zé adorou o Pete.
[00:58:27] Você nem tanto.
[00:58:29] Eu não vi ela inteira ainda.
[00:58:31] Eu vi alguns episódios, mas é
[00:58:33] muito agitado.
[00:58:35] Não atrapalha pra dormir. Esse tipo de série
[00:58:37] tem que ver em outro momento, entendeu?
[00:58:39] Quando dá o close na fratura
[00:58:41] exposta da virilha, eu acho complicado.
[00:58:43] Mas não é tão gráfico
[00:58:45] assim. Ela é
[00:58:47] mais sobre os personagens, eu acho.
[00:58:49] Nesse ponto, acho que eles mandam muito bem, cara.
[00:58:51] Sim, o ator faz muito bem.
[00:58:53] Os atores indicados pra prêmios
[00:58:55] por séries
[00:58:57] voltou a ter uma leva muito boa, né?
[00:58:59] Porque esse rapaz aí,
[00:59:01] o Gary Oldman, que está sempre ali,
[00:59:03] que infelizmente não ganhou ainda,
[00:59:05] tem muita gente boa, né?
[00:59:07] Eu acho que
[00:59:09] o Gary já ganhou Emmy, né?
[00:59:11] Pelo Slow Horses, né?
[00:59:13] Ele é fenômeno, eu acho que ele é genial.
[00:59:17] Ah, e é muito bacana, porque o
[00:59:19] personagem você já identifica, né?
[00:59:21] Só no jeito que ele faz. Ele está em cartaz.
[00:59:23] Ele está em cartaz com uma peça, uma peça
[00:59:25] é…
[00:59:27] As últimas gravações do Crap.
[00:59:29] Ah, do Beckett, né?
[00:59:31] Do Beckett. Exatamente.
[00:59:33] Estava em cartaz num teatro lá em Wales.
[00:59:35] E vai pra Londres agora.
[00:59:37] Deve lotar, né? Porque ele sozinho
[00:59:39] vai ser um sucesso.
[00:59:41] Você sabe que uma… Tem cartaz também? Ah, desculpa.
[00:59:43] Fala. Não, eu ia falar que é o cara
[00:59:45] o que fez o Americans e agora
[00:59:47] estava fazendo um monstro em mim.
[00:59:49] Esse ator também estava em cartaz com um espetáculo
[00:59:51] de teatro. Também numa cidade menor
[00:59:53] e tal.
[00:59:55] Ele foi uma ótima interpretação.
[00:59:57] Eu acho a série… Não fiquei tão animado
[00:59:59] quanto vocês, mas ele faz muito bem, né?
[01:00:01] Ele é marido da
[01:00:03] diplomata na vida real, né? Sabia?
[01:00:05] É, eles trabalhavam junto no Americans.
[01:00:07] É.
[01:00:09] Pô, essa série é muito boa.
[01:00:11] Imagina que bacana os dois deitarem em casa e falar, vamos assistir Diplomata e depois
[01:00:13] a gente assistir o monstro em mim? Vamos.
[01:00:15] Eu achei essa série maravilhosa,
[01:00:17] essa série. Foi espetacular.
[01:00:19] O monstro em mim, né? Você adorou. Adorei a série.
[01:00:21] Eu achei ela muito boa também.
[01:00:23] Eu achei ela muito boa.
[01:00:25] Sabe um assunto que eu estou curioso pro ano que vem?
[01:00:27] Curioso e um pouco
[01:00:29] com medo. Será que o
[01:00:31] Trump consegue manter
[01:00:33] dois anos nesse ritmo de primeiro ano?
[01:00:35] Assim?
[01:00:37] Essa é a grande questão. Você não tem impressão que passou
[01:00:39] uns oito anos de governo dele?
[01:00:41] A quantidade de coisa que esse homem fez,
[01:00:43] desfez,
[01:00:45] avisou, ameaçou,
[01:00:47] anunciou.
[01:00:49] É…
[01:00:51] É impressionante, assim. É uma produtividade
[01:00:53] única na vida, né?
[01:00:55] É, ele podia
[01:00:57] diminuir o ritmo, né? Mas não parece.
[01:00:59] Eu acho que ele não consegue diminuir. Agora ele vai
[01:01:01] nessa pegada, eu acho. Cara, mas não dá.
[01:01:03] Ele morre. A gente morre. Imagina ele, cara.
[01:01:05] Sim. É muita
[01:01:07] intensidade. Cara, ele precisa
[01:01:09] de férias, cara. Ele precisa
[01:01:11] rebalancear a alimentação, não sei, alguma
[01:01:13] coisa que acalme, assim. Fazer anúncios.
[01:01:15] Não precisa ser todo dia tanta coisa,
[01:01:17] assim. Teve um dia que eu anotei isso de brincadeira,
[01:01:19] assim, mas sem brincadeira. Teve um dia
[01:01:21] que ele, assim, ele no mesmo
[01:01:23] dia, ele ameaçou o Trump,
[01:01:25] o Maduro, o presidente do Fed
[01:01:27] e anunciou um
[01:01:29] outro assunto, assim, gigante, assim.
[01:01:31] Quatro coisas gigantes no mesmo dia.
[01:01:33] Pois é. Só que é todo dia, foi isso.
[01:01:35] Mas a lógica dele é de um programa
[01:01:37] de TV, né? Ele tem lógica de programa
[01:01:39] de TV, né? Que você tem que manter a audiência
[01:01:41] o tempo inteiro atenta, você tem que ficar fazendo
[01:01:43] viradas o tempo inteiro, né?
[01:01:45] Eu acho que ele segue essa
[01:01:47] ideia de roteiro, assim, né?
[01:01:49] Acho que no final das contas
[01:01:51] ele é o mestre da comunicação, né? No final das
[01:01:53] contas, né? Ele não faz porra nenhuma,
[01:01:55] né? Mas ele fica criando fato o tempo
[01:01:57] inteiro, né? É, mas, por exemplo, a
[01:01:59] popularidade dele tá baixíssima nos Estados Unidos,
[01:02:01] né? Assim, as pessoas aparentemente
[01:02:03] não tão surfando essa onda com ele.
[01:02:05] Mas não quer dizer nada isso
[01:02:07] no final das contas. Vai ter um mid-term
[01:02:09] esse ano agora, né? Esse ano a gente vai saber
[01:02:11] se a coisa vai…
[01:02:13] tá funcionando ou não nessa eleição de…
[01:02:15] pra renovar o Congresso.
[01:02:17] A gente vai saber se funcionou ou não a estratégia.
[01:02:19] Eu acho que o país é tão polarizado
[01:02:21] que pouco importa, cara. O cara vai continuar
[01:02:23] atraindo uma enorme…
[01:02:25] Mas o grande assunto do ano que vem vai ser
[01:02:27] terceiro mandato, né, gente? Pois é.
[01:02:29] Ah, por isso que esse mid-term vai ser importante,
[01:02:31] né? Se ele sair com força
[01:02:33] disso, é um perigo isso aí, né?
[01:02:35] Pois é. Pessoal, nós temos
[01:02:37] que ir nos despedindo.
[01:02:39] Despedindo não só desse programa, mas desse
[01:02:41] ano. Tem que agradecer a todo mundo
[01:02:43] que nos ouviu, que colaborou, que participou.
[01:02:45] Todo mundo que, quando
[01:02:47] me encontra, fala que ouve Despediente,
[01:02:49] que não perde um programa, que pede
[01:02:51] um abraço. Abraços
[01:02:53] a todos, um desejo de um feliz
[01:02:55] 2026. Aí é a bola com
[01:02:57] vocês, as despedidas de vocês aí.
[01:03:01] Vai, Teco. Não, agradecer, né?
[01:03:03] Primeiro agradecer a vocês dois, né? Pela
[01:03:05] por mais um ano de parceria, de
[01:03:07] companhia. Depois a todo mundo da CBN,
[01:03:09] né? Do Ronaldinho,
[01:03:11] ao Giovanone,
[01:03:13] que está aqui, a todos os produtores,
[01:03:15] chefes e afins que colocaram esse programa no ar.
[01:03:17] E as pessoas, né? Porque no
[01:03:19] final a gente acabou, a gente acaba fazendo
[01:03:21] o programa com eles, com os ouvintes
[01:03:23] e para os ouvintes. Então acaba tendo uma
[01:03:25] troca sempre legal de
[01:03:27] pensamento, de dica, de assunto.
[01:03:29] E quando a gente faz
[01:03:31] fora de São Paulo, a gente percebe
[01:03:33] como a relação é mais próxima
[01:03:35] do que se imagina, inclusive,
[01:03:37] né? Então, tomara que
[01:03:39] ano que vem a gente consiga fazer isso de novo,
[01:03:41] viaje mais aí para as praças
[01:03:43] e continue aqui com os ouvintes.
[01:03:45] E esse
[01:03:47] ano agora é um ano muito importante para a gente,
[01:03:49] que a gente vai fazer 20 anos agora em abril
[01:03:51] e acho que é uma marca importante
[01:03:53] e acho que a gente tem mais que é comemorar
[01:03:55] esse 2026. Acho que é um ano muito simbólico,
[01:03:57] assim, não é fácil ficar 20 anos
[01:03:59] ininterruptos no ar, com a mesma
[01:04:01] formação e com a mesma
[01:04:03] cara, né? O mesmo rostinho, né? A gente
[01:04:05] nem envelheceu nesses 20 anos. A gente é o
[01:04:07] Benjamin Button do rádio, né? Pois é, né?
[01:04:09] A gente vai fazer 21?
[01:04:11] Não, 20, né, Dan Stuban? A gente começou em
[01:04:13] 2006, né?
[01:04:15] Ah, é? Né? Pô, mas a gente enganou
[01:04:17] todo mundo e falou 20 anos naquele lado…
[01:04:19] Não, a gente não falou 20 anos, a gente falou
[01:04:21] mil programa mil, a gente falou. Ah, é, tá.
[01:04:23] É, isso aí. Pô, 20
[01:04:25] é um belo número, hein? Deve ser em Vitória
[01:04:27] se bobear, né? Tudo indica, vamos saber.
[01:04:29] É, caminha pra isso. Enfim…
[01:04:31] É, 20 anos é incrível.
[01:04:33] Enfim, todos os
[01:04:35] dados, eu tô em Brasília, queria agradecer
[01:04:37] a galera daqui, obrigado pelo carinho,
[01:04:39] pelo trabalho, por tornar isso possível.
[01:04:41] E a todo mundo, né? Gente,
[01:04:43] mais alguma coisa que vocês queiram falar?
[01:04:45] Ah, isso. Um abraço, parabéns
[01:04:47] a vocês dois, vocês são ótimos.
[01:04:49] Me sinto muito honrado em
[01:04:51] trabalhar com vocês, eu aprendo cada vez mais
[01:04:53] a cada dia, cara.
[01:04:55] Ide, hein?
[01:04:57] E virão novos projetos
[01:04:59] do Grupo Fim do Expediente no ano que vem,
[01:05:01] aguardem. É isso aí.
[01:05:03] Muito bem, fiquem bem, bom final de ano,
[01:05:05] muito obrigado, e até.
[01:05:15] Na CBN,
[01:05:17] Fim de Expediente
[01:05:31] Apresentação
[01:05:33] Dan Stuback
[01:05:35] José Godoy
[01:05:37] e Luiz Gustavo Medina